Não
é preciso ir muito longe para saber o que os jovens querem atualmente da
política. DISTÂNCIA! Conversando com um grupo de amigos, cheguei à conclusão que o
distanciamento da juventude não se deve ao fato de não terem senso crítico, mas
sim aos maus exemplos que alguns políticos cotidianamente nos transmitem.
Atualmente inúmeros casos de corrupção,
diversos escândalos políticos, bem como uma enorme falta de ética. Isto faz que
os jovens não tenham confiança e, pior ainda, não lhes permite entender que
para haver uma mudança significativa neste quadro é fundamental a nossa
participação no exercício da cidadania. É realmente triste perceber que no
Brasil, ainda é muito pequena a participação dos jovens em debates relacionados
à política.
Sou defensor de uma política pública
voltada para a juventude e que ofereça respostas às diversas necessidades que os
jovens possuem, melhorando assim a qualidade de vida e favorecendo ao máximo a
participação de nós jovens nas decisões políticas do nosso município e do nosso
país.
Outro erro cometido pelos políticos é
tratar a juventude como se fosse um conjunto único, as necessidades dos jovens
devem ser observadas de acordo com o local onde vivem, o sexo que possuem a
faixa etária, para assim saber os problemas e necessidades de cada grupo. É
claro que alguns problemas são os mesmos de toda a população, como por exemplo:
educação, saúde e emprego. Porém, merecemos atenção especial em alguns aspectos
como a entrada no mercado de trabalho. Os jovens precisam ter acesso a cursos
profissionalizantes e à educação de nível superior.